Motivos que podem causar perda na eficiência dos módulos solares e como evitá-los.

Motivos que podem causar perda na eficiência dos módulos solares e como evitá-los.

A durabilidade de um painel solar é, em sua grande maioria, alta: os painéis podem chegar aos 25 anos com 80% da eficiência. No entanto, existem alguns fatores que podem fazer com que você tenha problemas com seus módulos antes desse período.

                                                                                                                                                                    

Delaminação

Chamamos de delaminação a perda de adesão entre as diferentes camadas que compõem um painel solar fotovoltaico. Pode acontecer por má fabricação do módulo, quando a laminação das camadas presente do painel não é perfeita ou quando os materiais utilizados não são de boa qualidade. Módulos de baixa qualidade podem começar a delaminar logo após a instalação, uma vez que serão expostos a elementos climáticos - como temperatura, umidade e outros. A delaminação é prejudicial, mas quando longe das bordas da placa não necessariamente ameaçam a segurança da planta. Quando atingem as bordas, no entanto, podem causar falhas na vedação do item, permitindo a entrada de ar e umidade – o que implicará na corrosão das células e destruição irreversível do módulo.

É fácil perceber a delaminação, uma vez que pode ser detectada por aspectos visuais como alterações na coloração do módulo, manchas brancas na parte frontal ou formação de bolhas atrás do módulo.

A melhor maneira de evitar problemas com materiais com risco de delaminação é garantir que o produto que será adquirido é de qualidade, nem sempre o mais barato é o mais benéfico para seu projeto. Também é importante o cuidado no transporte e manuseio dos módulos.


Sujeira e problemas na limpeza dos módulos solares

Terra, poeira, poluição e até mesmo folhas: essa sujeira afeta a geração dos painéis mais do que você imagina. De acordo com dados do NREL (Laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos), painéis sujos podem perder até 25% da produção.

Outro problema gerado por isso é que, caso não sejam limpas por profissionais, as placas podem acabar sendo danificadas no processo. Um recorrente exemplo disso são módulos que acabam danificados por conta do peso depositado sobre eles quando são pisados durante a limpeza – o que não se deve fazer sob hipótese alguma, uma vez que estes podem acabar trincando, afetando totalmente na geração do seu sistema. Pode ocorrer também danificação por raspagem de sujeiras mais aderentes - a fricção pode acarretar em micro-arranhões no vidro do painel e, novamente, afetar a geração do sistema.

Para evitar perda na eficácia de seu sistema por conta da sujeira ou riscos com a limpeza, prefira - no caso de sujeiras mais “fortes” - optar por uma limpeza periódica feita por profissionais. A poeira e outras sujeiras “leves” costumam ser lavadas pela chuva.


Hot Spots

Os hot spots (em português pontos quentes ou pontos de calor) são áreas de alta temperatura - normalmente causados por fatores como cocô de passarinho, folhas ou outras coisas que podem cair na placa e acabar causando um ponto de maior aquecimento - que podem afetar de forma significativa a eficiência do painel solar durante a geração de energia.

Assim como o item anterior, isso pode ser evitado pela limpeza periodica e profissional das placas.


Você tem alguma dúvida sobre energia solar? Conte pra gente!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de dicas e notícias que envolvem o mundo da energia solar.

Pensar no futuro é investir no agora!

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

BUSCA POR MARCAS

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA OFERTAS E NOVIDADES