
Um grande questionamento bastante ao considerar o investimento em energia solar é o que acontece com a geração de energia com as adversidades de clima.
Primeiramente, é importante diferenciarmos os sistemas solares fotovoltaicos e os sistemas solares térmicos - enquanto a primeira trabalha a partir da luz solar, a segunda depende do calor do sol.
Por mais inusitado que possa parecer, o mais propício para geração de energia em sistemas fotovoltaicos é sob baixas temperaturas - desde que haja incidência solar. Isso ocorre porque os painéis são feitos de materiais semicondutores (que significa que, apesar de apresentar uma ligação química mais eficaz, tem melhor condutividade no frio).
Ou seja, o que faz com que as placas gerem energia não é a temperatura como no caso da energia solar térmica, mas sim a incidência de raios solares - que chegam às placas e fazem com que elétrons se desprendam e se desloquem para a parte da célula de silício com ausência de elétrons, gerando uma corrente elétrica que será convertida pelo inversor e, após algumas etapas, será utilizada para abastecer nossas residências, empresas e outros.
Então, caso haja preocupação sobre se o sistema ainda vai gerar sob temperaturas amenas, tempo nublado ou chuva, lembre-se que o que realmente interfere é a incidência de raios solares, então o sistema será capaz de gerar mesmo sob tais condições, desde que haja incidência de luz.
Você tem alguma dúvida sobre energia solar? Entre em contato com a gente!
Assine nossa newsletter para receber notícias e dicas relacionadas à energia solar!
Pensar no futuro é investir no agora!