Monofásico, bifásico ou trifásico?

Monofásico, bifásico ou trifásico?

Uma relevante questão a se considerar ao fazer o dimensionamento de um sistema solar fotovoltaico é se seu sistema deve ser monofásico, bifásico ou trifásico.

Isso deve possibilitar que a carga seja equilibrada, afim de evitar curtos ou outros incidentes - vale lembrar que o que determina a ligação a ser utilizada não é o tamanho da casa, mas sim a quantidade de eletrodomésticos que serão utilizados, principalmente ao mesmo tempo. Você sabe a diferença entre os três?

A ligação monofásica - chamada em inglês de single-phased - é constituída por dois fios: uma fase e um neutro. São utilizadas somente quando a soma das potências de todos os equipamentos de uma residência atinge o valor máximo de 8 kw (8000 watts).

A bifásica, por sua vez, possui três fios: duas fases e um neutro. Isso torna possível que a tensão de fase e linha possam variar entre 127/220V ou 220/380V (dependendo da concessionária de energia).

Por fim, a ligação trifásica, possui quatro fios, sendo três fases e um neutro. É bastante utilizada nas regiões urbanas e por indústrias.

Está na dúvida quanto à potência do seu sistema, gostaria de saber em quanto a energia solar poderia reduzir seus custos ou tem qualquer dúvida sobre área? Entre em contato com a gente!

Assinando nossa newsletter você é notificado de novidades e informações que circulam no mundo na energia solar!

Pensar no futuro é agir no agora!

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

(*) são campos obrigatórios.

BUSCA POR MARCAS

CADASTRE SEU EMAIL E RECEBA OFERTAS E NOVIDADES